quarta-feira, 10 de maio de 2017

Partida para Puerto Princesa


Puerto Princesa era a nossa próxima paragem.

Uma porta de entrada para quem quer ir para El Nido.
Há também a opção de aterrar diretamente em El Nido.
Há apenas uma companhia aérea a fazer o percurso, por isso os preços serem elevados.
Há que ponderar entre tempo ou dinheiro...

Voo mais uma vez na Air Asia.
A qualidade do costume.
Este voo teve alguma turbulência.. a trovoada e chuva que começou a cair intensamente ao início da noite, causaram alguma adrenalina a este curto voo...
Mas lá se chegou sem precalços.

Já estávamos na sonhada Palawan e esperávamos ansiosamente pelas malas.
Chega uma....chegam as de todos os outros passageiros e....nada da outra mala!
Foi nesse momento que tivemos aquela sensação de "as minhas coisas..."

Por norma, sempre que viajamos dividimos a roupa entre as 2 malas. Havendo um imprevisto, pelo menos temos a outra mala.
Nesta viagem fizemos o mesmo, mas em Moalboal, resolvemos colocar a roupa de cada um, na mala de cada um...julgando nós que sendo um voo doméstico, nada iria acontecer...mas aconteceu!

OK, eram 20h30 e o que fazer?
1º ter cabeça fria e tentar perceber o que se passou...
Tínhamos o transfer gratuito do hotel, à nossa espera. Tivemos que os informar para aguardar.
Depois tratar de reportar o sucedido junto da companhia, para perceber como resolver.
1º problema: A mala não tinha sido registada! Apenas tínhamos um papel...
Upss, pensei eu...e agora? Sem registo da mala, como vamos justificar que tínhamos 2?!!!

É aqui que entra uma medida de segurança que habitualmente temos. Antes de enviar as malas, embalados cada uma delas e tiramos uma foto no balcão de check in, quando ambas já vão no tapete.
Ficamos com o registo de envio e no caso de alguma ser violada, serve de segurança, para justificar que não foi da nossa responsabilidade.

Foi essa foto que mostrei no balcão da companhia para justificar a existência de 2 malas.
Além disso tinha a foto da colega que as registou...ou melhor, que se esqueceu de registar!!!
Com isso é após alguns dias stresses, fizeram as diligências necessárias para a encontrar. É seria fácil...a mala estava embalada com cor verde.

Apesar de não terem registado a reclamação, visto que oficialmente a mala não estava registada, ficaram com o nome dos hotéis onde íamos ficar para poderem entregar a mala...

Fomos para o hotel 2h mais tarde (22h30).
Restava a questão...temos autocarro às 9h da manhã e o shopping junto ao hotel abre as 10h.
Para comprar roupa, teria que perder o autocarro...
E assim decidimos.
Iríamos noutro horário para El Nido pois a prioridade eram as roupas.
Por volta das 23h15 ligaram a informar que tinham encontrado a mala e a colocavam no hotel, no dia seguinte, por volta das 8h...
Seria essa a hora que chegaria um voo que traria a nossa mala.
Ficamos mais confortados com a notícia, mas convictos que teríamos que apanhar o autocarro seguinte - 11h.

Na manhã seguinte, a emoção continua.
Começa logo ao pequeno almoço.
O hotel improvisou uma sala, visto estar com um grupo de mais de 100 Asiáticos.
Estavam cá devido às inauguração do novo terminal do aeroporto.
Chegamos à sala por volta das 7h e estava um caus!
Muitas mesas redondas para 10 pessoas (só redondas) e todas cheias de louça suja.
A zona dos alimentos vazia e com comida espalhada.
Copos sujos junto às zona das bebidas...e apenas um empregado a tratar de tudo...um verdadeiro desassossego!
Já não bastava o dia anterior e ainda tinha que levar com isto...
A refeição  ma importante do dia em que desejo ter algum sossego, tinha agitado as minhas batidas cardíacas!!!

Fui falar na recepção que achava inaceitável e que não era aquela a imagem que tinha do pequeno almoço.
Mostrei imagens do tripadvisor e Booking e foi quando me explicaram o que esteva a suceder.
Pediram imensa desculpa e trataram de nos colocar uma mesa, para 2 pessoas, junto às piscina. Um pequeno almoço isolado e romântico.
Foi praticamente à lista. Pedimos o que quisemos.
Hotel Holiday Suites Puerto Princesa.

8h15 e ainda sem notícias da mala.. Sabendo os lapsos de memória que por vezes as pessoas têm, resolvi ligar para quem nos estava a tratar da situação.
Tinha nos dado o número no dia anterior.
Após atender, diz que iria verificar e que nos ligaria em 5 minutos....
9h e nenhuma chamada...
Voltei a ligar...e nada. Não atendia.
Liguei para outro contato e rejeitavam...
Resolvemos ir ao supermercado do shopping, que abria às 9h, comprar alguma comida e bens de 1ª necessidade, para depois irmos diretamente ao aeroporto, tratar do assunto.

Já no aeroporto, tivemos que passar o controlo de metais para entrar no terminal e sorte das sortes...lá estava a pessoa que nos ficou de dar uma resposta, junto a um balcão de check in...
Com alguma calma dirigi-me a ele e pedi esclarecimentos.
Um pouco atrapalhado com a nossa presença, deixou tudo que estava a fazer para tratar da nossa mala...
Eis que, numa das várias entradas e saídas que fez entre as salas de um corredor do aeroporto, aparece com a nossa mala!
Foi uma sensação indescritível.
Mesmo assim e não estando registada, foi-nos dada uma compensação pelo atraso da mala...
Só já queríamos ir rapidamente ao hotel fazer o check out e trazer a outra mala, pois tínhamos um autocarro com AC às 13h e o seguinte era apenas às 21h..

À saída do aeroporto, fomos entrevistados para um canal de televisão local, para dar-mos a nossa opinião sobre o novo terminal.
          














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