sábado, 10 de novembro de 2018

Paris: Erasmus Meeting 1998 - 2018


Foi em 1998 que embarquei numa aventura chamada ERASMUS - Universidade Paris XII.


Naquela época as coisas não eram nada como hoje...
Os telemóveis estavam a começar para o comum do particular, as chamadas eram ainda muita caras e os equipamentos eram autênticos tijolos, comparado com o que são hoje.

Por essa razão, era obrigatório festejar o momento, exactamente na época em que lá cheguei na altura. 

Este encontro começou a ser preparado com algum tempo de antecedência - 2 anos.
Falei com a universidade, com o alojamento e com alguns dos meus colegas (com quem ainda mantenho contato).
Foi um processo moroso, mas lá se concretizou.
O projeto inicial seria convencer a universidade a organizar um mega evento (convidando todos os Erasmus daquela época. Mas não reuniu consenso. Talvez quando fizer 25 anos isso seja possível!.

Este foi o programa organizado por mim.


Partida do Porto com destino a Paris.
Bem cedo fomos para o aeroporto, para apanhar o voo Transavia das 6h da manhã.
Praticamente não dormi nada nessa noite, mas foi por uma boa razão.
Naquela época ainda não existiam as companhias lowcost...os voos eram bem mais caros. Razão pela qual, hoje, a grande parte dos destinos europeus está com um grande crescimento de turismo.

 


À chegada a Paris, e tendo em conta que optamos por ficar no Ibis de Bercy Village, o transfer foi feito de tram, RER e metro. A distância era curta e o percurso acessível.
Só aqui deu para poupar algum dinheiro, visto que de taxi ou UBER o valor seria bem mais caro (pagamos 8,25€/pessoa em vez de 45€ de Taxi/Uber). 


ALOJAMENTO
Hotel Ibis Paris Bercy Village - A nossa escolha.

Já não é a 1ª vez que lá ficamos.
A relação qualidade/preço e localização é excelente. Em Paris, esteja onde estiver estamos sempre muito bem servidos de transportes e em qualquer lugar há sempre coisas para ver.
Por isso, recomendo!

Quanto ao Hotel...é o conceito Ibis. Embora este tenha um toque mais moderno e um pequeno almoço fantástico.





E COMO FOI SER ERASMUS, EM 1998?


PROGRAMA DE ACOLHIMENTO EM 1998

COMO TUDO COMEÇOU?

A decisão de fazer Erasmus em Paris, começou um ano antes, quando uma das professoras da minha Universidade, me contou a experiência que teve (enquanto professora) numa universidade da Grécia.

O desejo começou aí...
Nas semanas seguintes, fui procurando informações, falando com o gabinete de relações internacionais e consolidando a minha ideia de partir!

Uma decisão pessoal e muito ponderada, pois envolvia muitas mudanças. Naquela época (1998) viajar para fora do Pais era uma aventura mais arrojada do que o é hoje. Não sabíamos para onde íamos, o que íamos encontrar. Tudo parecia tão distante que só o facto de pensar ir, já deixava com saudade do que cá ficava.
Hoje temos o google que nos permite conhecer o local, mesmo sem lá ir.

Mas mesmo assim, fui!
Preparei tudo ao pormenor, pois a logística assim o exigia.
Desde alojamento local (antes de partir), papelada para candidatura, para viajar, coisas a levar, entre outras coisas.

Naquela época, tudo parecia tão complicado, burocrático e demorado...nada podia falhar, mas se falhasse...ficava a experiência.


A 25 de Setembro de 1998, 6ª feira, lá parti.
Voo do Porto com destino a Paris Charles de Gaulle.
Chegada ao aeroporto por volta das 6h30 para formalidades de check in e embarque. Os meus Pais estavam comigo..afinal, tratava-se de um momento ímpar...
O coração apertava cada vez mais...e na hora de entrar...quase nem tinha palavras..a vontade de ir era muita, mas naquele momento, estava a ser muito difícil deixar família e amigos para trás...

O voo estava previsto para as 9h05, mas teve um pequeno atraso de 30 minutos.
Ía num voo TAP que vinha da Madeira. Era um avião descaracterizado (todo branco).

No velhinho aeroporto do Porto, lá estavam os meus pais no piso superior, onde se podiam ver os voos partir.
Por volta das 9h10 partiu um voo TAP para Londres...esse sim, caracterizado. 
Naquele momento, os meus pais já de máquina fotográfica na mão, tiraram varias fotos ao avião...partindo do principio que era onde eu ia...mas não! Eu ainda me encontrava no terminal, pois o meu voo atrasou.

Só meses mais tarde, quando regressei ao Porto e vi as fotografias, é que concluímos que eu não ia naquele avião...(apenas uma curiosidade).

Para voo de estreia, correu muito bem, mesmo indo na última fila do avião. Hje, se puder evitar essa fila, evito!

Céu limpo e ainda bom tempo, mesmo à chegada a Paris.
Depois de aterrar e levantar as minhas malas, chamei um taxi para me levar ao terminal de cargas (onde tinha que levantar uma caixa, enviada dias antes, com vários bens que iria precisar durante a minha estadia).
O meu Francês não era dos melhores, mas foi suficiente para me desenrascar e seguir em frente..afinal, isso também fazia parte da experiência.

Passava pouco tempo da hora de almoço e lá chego ao alojamento, em Créteil. Local calmo com um Shopping e uma estação de metro a 5 minutos a pé.
O polo principal da universidade também ficava ali por perto (20m a pé ou 5m metro).

Tive uma receção calorosa e com a ajuda do pessoal do alojamento, lá consegui carregar tudo para o meu estúdio. 
Nada fácil, já que o edifício não tinha elevador e curiosamente fiquei no 4º andar...





Com ligeiras alterações, hoje o alojamento mantém as principais características de 1998.
A entrada foi alterada e o interior decorado com algumas pinturas, para dar alguma cor ao edifício.



Entrada da ala do meu alojamento - Mohamed Ali.








Imagens 2018

Depois de tudo instalado e organizado, aproveitei o 1º  fim de semana para fazer umas compras e reconhecimento do local.

Créteil é uma cidade nos arredores de Paris. Basicamente servia e ainda serve como dormitório. Estava (e ainda está) muito bem servida de serviços e comércio. Tinha um centro comercial de grande dimensão e um Carrefour incluído. Hoje o shopping está a sofrer uma grande remodelação. Vai ser ampliado para o dobro.
Além disso, ao lado do alojamento tínhamos um Lidl (que ainda hoje se conserva). Mal imaginava o sucesso que essa cadeia iria ter em Portugal.
Durante o fim de semana foram chegando outros Erasmus, de vários cantos do Mundo.
Tive o privilegio de partilhar o estúdio com um Polaco e mais tarde com um Espanhol.
Uma excelente forma de ajudar na adaptação. Afinal, estávamos todos ali pelo mesmo motivo.


Universidade Paris XII - Créteil 



Imagens 2018
Dia 28 de Setembro, 2ª feira, dia de receção ao Erasmus.
A universidade organizou uma semana de actividades para acolher todos os estudantes.
Alem disso, durante as duas primeiras semanas, também tivemos um curso intensivo de Francês. Foi sem dúvida uma boa forma de nos prepararmos para o inicio das aulas.

Longe dos amigos e da família, naquele momento, os colegas de outros países tornaram-se na minha família.
Rapidamente se criou um grupo de 10 pessoas (3 Polacos, 1 Inglesa, 1 Português (eu), 1 Macau, 4 Espanhóis).
O convívio e apoio entre todos foi constante.



Imagens 1998
 
Gerou-se uma grande amizade, que ainda hoje se mantém com 5 deles...os outros, perdemos o contato...afinal, na altura não havia facebook, nem telemóveis e os emails eram muitas vezes provisórios...

Durante 6 meses foram muitas as experiências vividas...cozinhar juntos, tratar da roupa, passar, organizar estúdio, estudar, ir as compras...com 23 anos...foi sem duvida enriquecedor!


Lavandaria do alojamento 2018




Imagens 1998
 
O contacto com os meus Pais era feito por carta (sim carta). Muitas foram escritas, muitas foram recebidas...todas as semanas lá estava mais uma para eu ler e responder...que delicia!
E como falávamos?
Simplesmente marcávamos uma hora e os meus pais ligavam...para a cabine do alojamento. Sim, a cabine recebia chamadas!


À noite eram vários os Erasmus junto da cabine à espera da sua chamada...um momento único de ver!
E quando alguém pensava que era para si, mas não.....restava perguntar aos que por ali estavam, quem era quem... Maravilhoso!

Juntei dezenas de cartões telefónicos. Uma verdadeira coleção com imagens alusivas à época.

Foram várias as experiências. Vários momentos vividos naqueles 6 meses.

Algumas das coisas ficaram na memória, outras..retratadas nas fotografias. Algumas bem preciosas!





Já a Torre Eiffel tinha a contagem decrescente para o ano 2000.
O fantástico momento por que todos ansiavam.


Imagem 1998
Fantástico momento...
Quando nevava...nevava mesmo!!

Foi a 1ª vez que vivi num local com neve, durante o inverno, que andei de calção e t-shirt no alojamento..pois as casas eram tão quentes, que não se poderia andar de outra forma.
Todos os edifícios estavam bem equipados e preparados para o frio. Uma construção diferente da nossa.
Foi talvez o inverno que melhor passei..sem gripes, nem constipações...


Imagem 1998
  Mensagem em duas línguas..assim não haviam dúvidas! 




Jardim de Luxemburgo - Paris 1998


Jardim de Luxemburgo - Paris 2018 


Algumas das recordações que guardo até hoje, das visitas que fiz.


 Imagens 1998
6 meses depois, o meu regresso a Portugal. 
Senti novamente uma mistura de emoções...o desejo de regressar a casa, ver a família e amigos, mas a tristeza de deixar o que vivi. Deixar as amizades que por ali fiz e que nao sabia se algum dia as voltaria a reencontrar...
Foi organizada uma festa pelo meu grupo de amigos Erasmus.
Uma festa não de despedida, mas de 'Até um dia'.

Maravilhoso!!!


Nesta minha aventura como estudante Erasmus, foram muitas as experiências, muitas as recordações....


Imagem 1998
 
Foi a 1ª vez que andei de avião, de TGV, de metro, que fui à Disneyland (2 vezes).
Foi a 1ª vez que vi e subi à Torre Eiffel...momento indescritível.. 
Naquela época, as imagens da Torre, via-as em filmes, revistas, nas noticias ou guias de viagem.
Hoje, podemos viajar para qualquer parte do mundo, sem sair de casa...basta ir ao google.
Podemos preparar bem as viagens, mas perde-se o encanto da surpresa.

É como tudo, ganha-se numas coisas, perde-se noutras.

Estas são algumas das mensagens deixadas pelos meus colegas da época.










Imagens 1998

Foi a 1ª vez que vi marcadores electrónicos nas paragens de autocarro, com indicação do próximo autocarro e a hora de chegada (há 20 anos...).
Foi a 1ª vez que consegui ligação online (na universidade) com a minha universidade no Porto.
Consegui configurar um programa chamado mIRC e estar em conversação com um colega da Turma. Foi uma loucura! Parecia que tinha descoberto a LUA.







Imagem 1998
 Foi o mei 1º concerto dos Depeche Mode fora de Portugal.
Uma aventura.
Não tinha bilhete, mas sabia que o poderia conseguir à entrada do mítico multiusos Paris Bercy (Hoje Accor Arena).
Após o almoço, fui para junto do multiusos e tentei comprar um bilhete junto de quem por ali estava a tentar ganhar algum..
Numa 1ª tentativa ainda me tentaram enganar, com uma fotocópia...diziam eles, bilhete online. 
Na dúvida, preferi ficar com um original. Mesmo assim, fiquei na dúvida.
Lá me coloquei na fila (já longa) na espetativa do que ia acontecer.
Na hora de entrada...Momento épico!!!
Depois de passar os seguranças, foi uma correria até chegar o mais à frente possível..
Fiquei quase à frente e no centro. Muito bem localizado para ver a maior banda do planeta!
Foi um concerto histórico. Por vários motivos:
Os Depeche estiveram 4 anos sem fazer uma digressão e sem editar um novo álbum. Naquela fase da carreira, era muito tempo!
No meio disso tudo, várias tentativas de suicídio do vocalista, um dos membros abandonou a banda e o futuro deles era meio incerto..
Falava-se até, que este seria o último concerto deles.
E até fazia sentido. Afinal era a Singles Tour, apenas com os singles da banda até1998.
Um best of na época.

Quando as luzes se apagam e se ouvem os primeiros sons de entrada...a loucura!
De seguida arrancam o concerto (talvez) com a musica mais frenética da banda - Question Of Time. Nesse momento, já não tinha os pés no chão, tamanha foi a loucura dos fãs...
Por momento pensei em sair daquela zona e deslocar-me um pouco mais para as laterais..mas com o andamento do concerto, as coisas lá foram acalmando.

Mais uma das experiências vividas enquanto Erasmus, que jamais esquecerei!


Enfim...são tantas as experiências e emoções, que ficaria aqui horas...
Hoje voltaria a repetir tudo de novo. A saudade foi muita, também tive muitos momentos de solidão, mas fez-me ser outro, fez-me crescer...fez-me viver!


Imagens 1998
 Momento que marca a minha despedida/partida para Portugal.
Algo que não se vê....sente-se!



Imagens 2018
 Algumas alterações à envolvência da Universidade.
A escadaria de 1998, deixou de existir, dando lugar a esta outra na imagem em cima - 2018.


Imagem 1998
 
Viver é experienciar, é ser outro a cada dia!

@Erasmus1998



Sem comentários:

Enviar um comentário