segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

A Caminho de Alishan

O nosso roteiro deste dia:

Viagem com destino a Alishan
Visita do Parque Natural de Alishan

De manhã cedo, seguimos com destino a Alishan.
Das várias alternativas para viajar até lá, optamos por ir de Autocarro: Tourist Shuttle Bus
É um transporte muito usual em Taiwan e que nos leva a vários pontos da ilha.
Este que parte de Chiayi, vai especificamente para Alishan.

Há duas rotas:

Rota A
Parte da estação do comboio de alta velociade (HSR). Demora aproximadamente 2h30 para chegar a Alishan, uma vez que esta estção fica a 30m de Chiayi

Rota B
Parte da estação principal de Chiayi, no centro da cidade. Demora aproximadamente 2h.
(foi daqui que partimos)

Utilizamos o easycard para pagar esta viagem.
50% de desconto, usando este cartão. A viagem ficou por 125TWD/pessoa (aprox: 3,80€).

Os autocarros são confortáveis e têm ligações USB em cada lugar. O que permite carregar os telemóveis.

Chagamos à estação de autocarros do Parque Natural de Alishan, às 11h da manhã.
Aqui, tínhamos solicitado o transfer do Hotel, que faz partidas regulares ao longo do dia.
Não tivemos que esperar nada, pois quando chegamos, estava já a sair.

Na entrada do parque, tivemos que pagar um fee para entrar na área reservada de Alishan.
150TWD/pessoa (aprox 4,5€).

Daqui ao hotel Alishan, foram cerca de 5 min, neste mini bus.

À chegada ao hotel, tratamos de levantar os nossos bilhetes para o Sunrise Tour, do dia seguinte.
Preço: 300TWD/pessoa (Inclui transfer até estação do comboio, viagem de comboio até à estação de Chushan e regresso)

Neste dia, optamos por almoçar no hotel, pois achariamos que sendo buffet, haveria mais opção de escolha. E os olhos também comem.

Mas não foi o caso.
Para além de neste hotel, muito poucos falarem inglês (Recepcionista e pouco mais) o almoço estava pré definido, dependendo do tamanho dos grupos (como veremos mais à frente).

Deslocamo-nos para a sala de Refeição e duas empregadas vierem ter connosco. Não falando inglês, gerou-se uma situação caricata. Até que resolveram chamar um colega da área das malas, para nos ajudar.

O Colega não tendo fluência em inglês, fazia-se entender bem.
Foi buscar o suposto menu (todo em mandarim). Apenas os números eram perceptíveis.
O menu estava dividido em 3 escalões:
1-4 pessoas
5-8 pessoas
9 ou mais

Ou seja, dependendo do tamanho do grupo, haviam um menu especifico.
Naturalmente que ficamos inserido no menu para 1-4 pessoas.
Claro está que estando todo em mandarim, continuávamos a não perceber o que havia para almoçar.

Pedimos ao empregado que nos explicasse, linha a linha o que constava no menu. Seria uma forma de perceber se valeria a pena almoçar ali ou não.

E ele, na sua boa vontade lá foi dizendo...
Chicken
Shrimp
Vegetables
Fish
Rice
Soup

Olhamos um para o outro e ainda com algumas reticências...decidimos almoçar alí.
Lá nos fomos sentar e passado algum tempo, um a um, cada empregado foi trazendo, tudo o que constava do nosso menu.
Cada prato que iam trazendo era mais "criativo" que o anterior...os cheiros iam-se misturando na mesa e o nosso apetite, a diminuir.

Pouco ou nada se comeu. Não tanto pelo aspeto, mas sim pelo sabor e cheiro intenso que estava naquela mesa.

A experiência foi mesmo isso...uma experiência!

Depois deste almoço fantástico, fomos explorar a zona do parque natural de Alishan.
Um local com paisagens Fabulosas em que reina a paz e tranquilidade.

Localizada no centro de Taiwan, a Alishan National Forest Recreation Area é uma atração turística incrivelmente popular por estes lados e para quem vem de fora. Na verdade, é tão popular que é uma das visitas obrigatórias para muitos Taiwaneses.

Alishan era originalmente o lar da tribo aborígene Tsou, que tinha sido levada para as montanhas.

Embora sob o domínio Japonês, esta área tornou-se um local privilegiado para exploração madeireira. Nessa época, as pessoas começaram a perceber o que era uma área bonita e o turismo se tornou uma das principais indústrias da região.

Na década de 1970, a exploração madeireira já estava em declínio e o turismo começou a ser a principal fonte de rendimento para a maioria dos habitantes locais. O caminho de ferro usado para transportar as madeiras, rapidamente se tornou numa atração turística. Hoje é talvez das coisas mais populares por estes lados.

Guardada pela tribo Tsou por várias gerações, a Árvore Sagrada é um cipreste vermelho que se diz ter mais de 3.000 anos.

Abençoado com muita chuva, durante todo o ano, Alishan é o lar de árvores preciosas. Giant Tree Trail é o que se destaca por estes lados.
Árvores milenares como o cipreste, cedro amarelo e abeto dominam esta floresta.

A árvore gigante de Shuishan existe há 2700 anos.
Fica praticamente no final da caminhada, para quem parte do Hotel Alishan.
A árvore impressiona pelo tamanho e sua largura.

A Linha Shuishan fazia parte do sistema ferroviário florestal que conecta Alishan e Dongpu. Atualmente é apenas uma linha ferroviária de reserva que vai para a estação Shuishan. O comprimento total é de 2 km e leva cerca de uma hora para caminhar de e para a entrada da ferrovia através da Árvore Gigante.

Um percurso a não perder.