quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Chiayi

Regressamos a Chiayi, depois de uma noite em Alishan.
Quase todos os viajantes terão que passar por aqui para chegar a Alishan, seja via comboio local ou autocarro.
Chiayi é um ponto de passagem para muitos... para nós...foi um pouco mais do que isso.
Resolvemos ficar, para conhercer melhor esta cidade.

Começamos por visitar o Parque Kano.

Concluído em agosto de 2017, evidencia os dias gloriosos de baisebol na cidade.
A ´Baisebol Century Avenue´, com 40 metros de largura e 180 metros de comprimento, costumava ser o caminho obrigatório para a equipa de baisebol KANO chegar ao campo.
A placa de pedra no chão e as estrelas do baisebol à parte, apresentam a história da equipa.

É inevitavel não reparar na bola KANO, com peso de 4 toneladas e diâmetro de 5 metros.
A bola é feita de liga de alumínio com mais de 120 anéis ocos embutidos.

A única em Taiwan - a torre Chiayi!
Algo inimaginável!

A Torre Chiayi é um dos novos marcos mais representativos da cidade de Chiayi. Olhando para o alto (do chão do Parque Chiayi), vemos uma gigantesca Torre a ´caminho do céu´!

Esta arquitetura esférica, era o antigo local do Santuário dos Mártires. Elevando-se 62 metros acima do solo.
O design desta torre foi inspirado na gigante árvore de Alishan. O padrão de alumínio castanho imita o grão de madeira da árvore gigante e o centro é deixado com um horizonte de 40m de altura para simbolizar a rachadura no centro da árvore sagrada.
Este projeto rompeu as limitações arquitetónicas existentes em Taiwan.
Obrigatório a sua visita.

O templo de Confúcio é um símbolo da cultura confucionista. Simboliza a influência da cultura chinesa. A fachada de cada templo confucionista apresenta uma placa inscrita no Salão Dacheng, e o salão principal consagra as tábuas de Confúcio e seus 72 alunos, incluindo Yanzi, Zisi e Zilu.
Os rituais são conduzidos em danças e músicas solenes, manifestando a bela herança da cultura chinesa.
Infelizmente, este templo foi seriamente destruído durante o período colonial Japonês.

O Parque Chiayi está localizado na área suburbana da cidade leste de Chiayi. Foi desenvolvido ao longo dos anos e aproveitando as terras vazias a leste e oeste.
A área atual do parque é de mais de 268.000 metros quadrados, com árvores antigas muito altas, jardins de viveiros de peixes e caminhos sinuosos que levam a recantos isolados no parque.

Seguimos depois para o Templo Jiuhua Mountain
Um templo muito especial dedicado a vários deuses, bodhisattvas e budas.
É uma das atrações a visitar na cidade de Chiayi e é também um lugar onde as pessoas com fé, fazem peregrinação.

O que há de especial neste lugar?
A principal coisa neste lugar é adorar o rei tibetano Bodhisattva. Existem diferentes Bodhisattvas e Budas em cada andar. O andar mais alto tem vista para uma parte da cidade de Chiayi.
É possível ir de elevador ou quem quiser fazer algum exercício, pode subir as várias escadas até ao alto.

Um dos locais mais pitorescos de chiayi: Hinoki Vilagge.
Consiste em 28 dormitórios de madeira ao estilo japonês. Existem algumas lojas neste espaço, bem populares por estes lados. Além disso, algumas exposições vão sendo realizadas por aqui.

A vila ainda está em expansão e acredita-se ter uma aparência mais completa e rica no futuro, tornando-se outra opção como área de lazer, para quem viaja para estes lados.

Sugestão: Visitar esta gelataria que tem uns gelados tradicionais muito típico.
Provamos o gelado em cone de bolhacha de Waffle (Baunilha com mel)...
Podemos dizer que estava uma verdadeira delicia :-)

Depois de recuperar alguma energia com esta degustação, seguimos para o ´Song of the Forest`
Esta área abriga um marco que representa a reputação de Chiayi como a Cidade da Madeira. O designer criou uma torre que supostamente nos dá paz e tranquilidade de mente, onde estamos cercados por tiras e galhos de madeira.
Assemelha-se a uma árvore gigante divina, como se estivesse abraçando as nuvens no céu.

É um dos ícones modernos da cidade de Chiayi.
Aqui realmente sentimos uma tranquilidade incomun, tendo em conta que se está no meio de uma cidade agitada.
Conseguimos ausentar-nos de tudo e deixar a alma entregue aos sons da natureza.

Bem no centro desta obra, conseguimos sentir qualquer som de forma diferente..
Basta subir para esta representação de um tronco cortada e emitir qualquer som..
É aí que a magia acontece! :-)

Mais uma obras fantástica e criativa em Chiayi.

Com algum tempo ainda, resolvemos seguir em direção ao armazém dos comboios.
A ideia era visitar algumas criações artísticas, mas talvez pela hora (hora almoço) ou por falta de orientação, não conseguimos encontrar os famosos comboios, completamente decorados.
Nada que nos tivesse impedido de continuar a aproveitar esta cidade. Até porque, depois disso, alguns "imprevistos" (bem engraçados) aconteceram.

Já no limite do tempo que tínhamos previsto regressar ao hotel, resolvemos cortar caminho.
Como estávamos do outro lado da estação, resolvemos seguir pela linha do comboio e entrar diretamente na estação.
Acontece que quando chegamos à suposta entrada, o portão estava fechado com cadeado.
Naturalmente que como somos pessoas que não desistimos fácil (e dar a volta, pela estrada, para chegar ao outro lado, seria impensável...iríamos demorar mais 30min, quando poderíamos chegar lá em apenas 5min), resolvemos avançar..

Tentamos abrir o portão, que na prática não estava trancado.
Aproveitamos e entramos..
Daí, tínhamos 2 opções. Seguir pelo túnel ou pela ponte suspensa, para peões.
Optamos por este 2ª possibilidade.
Ainda tentamos o elevador para chagar lá, mas não parava alí. Resolvemos subir as escadas, que daria acesso à ponte suspensa.
Ao chegar ao topo, a porta estava trancada...
Solução: optar por ir pelo túnel. E assim foi...

A dada altura comecei a perceber que algo não ia correr bem...Lembrei-me que em Taiwan todas as estações, têm torniquetes e que para passar de um lado para o outro, seria necessário bilhete.
Mas mesmo assim, estava confiante que houvesse uma alternativa.

Quando chegamos ao outro lado, confirmou-se! Precisávamos de bilhete para sair..
Ora, se do lado de lá, não quisemos perder tempo, a dar a volta integral à estação pela estrada, se voltássemos para trás, mais tempo iriamos perder.
Então resolvemos falar com o segurança da estação e explicar o sucedido.

Claro que o nível de inglês dele era muito básico! Mal nos conseguíamos entender e apenas nos dizia que deveríamos passar o bilhete.
Talvez tenha percebido que queríamos sair e não sabíamos por onde ou como..

Éramos estrangeiros, mas daí a não perceber isso...

Ao fim de tanto tentar comunicar e explicar, levou-nos para a entrada da estação (passando por uma porta lateral aos torniquetes).
Pensamos nós: "Ufa, já estamos cá fora!".

Acontece que fomos levados à receção da estação, onde tinha uma senhora que falava inglês.
Tentamos explicar o sucedido e ela só dizia, que tínhamos que ter bilhete.
Voltamos a explicar, que queriamos visitar o armazém dos comboios e depois, seguimos pela linha e entramos na estação.
Ela continuava a achar estranho, como conseguimos entrar sem bilhete..Achava que teríamos entrado sem pagar!.

Depois de tanta insistência, lá nos deixaram ir...mas sem antes dizerem que na próxima teríamos que ter bilhete!

Depois disto, lá seguimos para o hotel para levantar as malas.
45 minutos depois, estávamos de volta à estação :-)
Desta vez para seguir viagem para Kenting.

Já lá dentro, o segurança volta a ver-nos... mas nada disse, apenas sorriu.