terça-feira, 23 de julho de 2019

Doha - Qatar


Doha


Depois de 10h de viagem, a chegada a um país que pouco ou nada tem a ver com os anteriores. Eram 5h10 da manhã quando aterramos em Doha.

Antes de sair do aeroporto, fomos informados por uma assistente da Qatar Airways: "prepararem-se, vão apanhar muito calor lá fora..." 🤔
Apenas posso dizer que ao sair do Terminal, a sensação que tivemos foi a mesma que se tem ao abrir a porta de um forno... 😮

Às 6h30 da manhã, já estavam mais de 30 graus...tendo atingido os 50 graus já próximo da hora de almoço.


Optamos por comprar um cartão para livre circulação na cidade. Dá acesso a andar as vezes que quiser (num dia) nos autocarros públicos locais.





Emir Palace: a residência oficial do Chefe de estado do Qatar.


Museu de Arte Islâmica





Localizado no Golfo Pérsico, faz fronteira com a Arábia Saudita.
O Qatar é um dos sete estados árabes.
É um país pequeno, mas isso não impede de ter atrações diversas.
Há muitas Instalações turísticas a serem criadas (quase diariamente) , especialmente em Doha. Muitas obras em curso.. Afinal o Mundial de futebol será realizado lá, em 2022.


Doha é uma cidade que transborda confiança e estilo. Mantém uma simbiose entre os tradicionais Souqs e os modernos shoppings que por ali vão "nascendo".



Pequeno almoço num espaço tipicamente Francês.


Uma mesquita no interior do shopping Lagoona, permite a qualquer muçulmano, cumprir com as suas tradições.








Este labirinto, cujo nome se traduz em "mercado permanente", é o mais antigo souq da capital do Qatar e um importante destino turístico.
Já não é apenas um mercado, o Souq Waqif também tem uma grande variedade de restaurantes e cafés de estilo tradicional, que oferecem uma variedade diversificada de sabores locais e regionais.
Há também salões de shisha e charmosas lojas de antiguidades, além de galerias de arte e luxuosos hotéis muito típicos.
Este é o lugar para explorar, fazer compras, relaxar e conviver, principalmente após as 19h (hora de início do maior movimento, já que o calor aperta durante o dia).




  
 



A nossa sugestão é passear por ele após as 19h, horário em que as temperaturas são mais convidativas para andar na rua.



Monumento da Pérola pode não ser um lugar de visita obrigatória, mas ao passar na zona, não deixe de parar para ver e tira uma fotos.
Antes do Qatar encontrar petróleo, a pérola era uma de suas principais indústrias. Ainda hoje são um emblema significativo para o país.




De regresso ao aeroporto para a última parte dos nossos voos.
Doha - Barcelona - Porto

E chegam assim ao fim, estas 3 semanas de pura aventura. Experiências vividas que nos fizeram crescer, conhecer outras realidades...

"Onde quer que vás, vai com o teu coração!"


A arte nos aeroportos não é exatamente uma idéia revolucionária, mas quando foi a última vez que eu me lembro de encontrar alguma?
Na HIA (Aeroporto de Doha), ninguém vai esquecer a arte rapidamente..
Algumas delas são discretas, como os falsos pássaros brincalhões que ficam no topo das exibições de informações em frente ao aeroporto.
Outras peças são tão imponentes que deixam qualquer um parado a olhar para elas. Impossível não reparar!



Seguimos viagem num voo Qatar até Barcelona. Aí trocamos para um voo da TAP.
Naturalmente que a diferença entre as aeronaves é abismal, mas para uma viagem curta de Barcelona para o Porto, não se torna significativo.


Camara superior do Avião. Para além desta, haviam mais 2, que nos dava uma perspectiva fantástica do voo ( e principalmente da descolagem e aterragem).


Já visitamos muitos locais e todos eles inspiradores. Nenhum igual, mas todos deixaram a sua marca.
Agora que regressamos a casa, posso transmitir aquilo que sentimos nesta aventura.
Não vamos dizer que foi melhor que as anteriores...apenas foi diferente, com o destaque para a ida a Timor Leste. Talvez isto tenha trazido uma carga emocional maior e por isso parece que foi a viagem das viagens.

Para nós viajar é adquirir experiência, crescer, mudar, aprender e ao mesmo tempo aproveitar a vida. É tentar coisas novas e explorar o que é desconhecido para nós. Esses fatores podem ser a principal razão pela qual nós decidimos viajar e o que nos faz continuar.

Viajar dá-nos muito na vida e com isso nos refirimos às pessoas com quem tivemos o prazer de partilhar esta experiência incrivel.

Viajar nem sempre é ver coisas bonitas. Nem sempre é confortável. Às vezes dói, até "parte" o coração. Mas está tudo bem.
A viagem muda-nos, faz-nos ser diferentes.
Deixa marcas na nossa memória, na nossa consciência, no nosso coração!
Nós trazemos algo connosco.
Mas também deveremos deixar algo de bom para trás..

Nestas 3 semanas vimos muitas coisas, experienciamos outras tantas.
A ida a Timor Leste foi sem dúvida o momento marcante!
Por tudo que passaram, pela ligação que criamos com eles e porque desde 1991 aquelas imagens nunca mais nos saíram da cabeça.
Foi como que se tivéssemos nascido ali, foi como que tivéssemos vivido (no local) aqueles acontecimentos..

🌍✈️

Espero que estes relatos das 3 semanas vividas, te tenham dado alguma inspiração...
Não importa se viajamos para longe ou para perto... Importa é saber aproveitar o caminho que se escolhe. Todos eles nos farão crescer..

Escolher a estrada menos percorrida é muitas vezes difícil. Não há um caminho claro para onde se está a ir... Mas aqueles que o aceitam sabem que será muito mais recompensador do que apenas seguir o resto da multidão!




Sem comentários:

Enviar um comentário