quinta-feira, 25 de julho de 2019

Exploração de Lombok


Segue-se Lombok. Uma das mais de 17500 ilhas da Indonésia.
A leste de Bali, mas menos famosa que a vizinha.
Enquanto todos os anos milhões de turistas são atraídos para Bali, muitos lugares aqui ainda estão no seu estado natural. Por aqui o turismo em massa ainda é desconhecido.

Partida do aeroporto de Bali às 9h25.

Nesse dia, tivemos que acordar bem cedo. Eram 5h da madrugada quando nos levantamos para preparar as coisas, tomar um pequeno almoço ligeiro e sair para o aeroporto. Tinhamos transfer disponibilizado pelo hotel (Gratuito) por volta das 6h30.

A viagem até ao aeroporto era de curta duração - 10 minutos.










Voamos na companhia aerea oficial da Indonésia - Garuda. Por norma, estes voos utilizam aviões de porte normal, neste caso e devido à hora (menos procura) usam um avião de pequeno porte. Suficiente para uma viagem de 30 minutos.




A refeição foi ligeira, mas bem mais do que alguns voos de certas companhias aéreas.


A vantagem de viajar de dia é podermos ver a beleza das ilhas que rodeiam Bali.







O nosso roteiro em Lombok

Hand Weaving Village
Praia Selong Black
Praia Tampah
Mandalika
Sasak Village

À chegada tínhamos o nosso motorista (tratado antes de ir para a Indoésia) à nossa espera. Um senhor muito simpático e sempre disponível para nos transmitir a cultura local e adoptar o roteiro ao nosso gosto.


Em Lombok, apesar de perto de Bali, a sua população é maioritariamente muçulmana.
Também é um povo mais ligados aos seus costumes.


1ª paragem: Hand Weaving Village

Um grupo de mulheres Sasak passa o dia tecendo materiais tradicionais para ganhar dinheiro para suas famílias. Aprender a tecer é uma obrigação para as mulheres.
Esta zona é o centro de produção de tecido tradicional feito à mão da tribo Sasak.
Nesta visita, pudemos conhecer um pouco mais da sua cultura.









Uma das primeiras praias paradisíacas que visitamos em Lombok foi Selong Black. Esta praia é bastante popular pelo extenso areal e pelas suas águas azuis. São o local ideal para nadar, apanhar banhos de sol, surfar e relaxar na tranquilidade que por ali existe. Há vários pequenos cafés, barracas de lembranças, aluguer de pranchas de surf e vendedores de milho assado e cocos. Uma delícia.













Praia Tampah

Mais uma surpreendente praia em Lombok.
Uma das minhas favoritas... E incrivelmente ainda sem pessoas... Sem turismo.
Mas não por muito tempo... Já há projectos para a construção de grandes empreendimentos por estes lados...uma pena, pois a sua beleza natural é indiscritível!


















Ao longo da costa sul, encontra-se uma extensa praia de areia branca, de frente para o cintilante Oceano Índico. No fundo são colinas verdejantes e paisagens hipnotizantes. Mandalika é mais um local encantador.






Nós tínhamos ouvido falar sobre Bukit Merese e decidimos pedir ao nosso guia para passar por lá.
Depois de lá chegar, o caminho (feito a pé) até ao lugar mais distante pode demorar uns 20 minutos. Mas vale bem a pena.



Localizado na praia de Tanjung Aan em Lombok, Bukit Merese foi apelidado como o lugar perfeito para se apaixonar, E merece bem esse rótulo!

Sim, pode ser muito cansativo subir o monte, mas a vista valerá a pena!
Do alto temos vistas ao longo da costa em ambas as direções. 




Já ao final da tarde, seguimos para uma vila Sasak. Uma aldeia tradicional com casas de bambu e telhados feitos de palha. As pessoas viviam principalmente de agricultura e tecelagem...actualmente, com o turismo a aparecer gradualmente na ilha, já começam a ter meios de subsistência alternativo, como a venda de lembranças.




Interior de uma das casas.



Para visitar o interior da vila, é obrigatório levar um guia local. No final, não há um valor definido para o guia. Cada um dá o que entender.










Sem comentários:

Enviar um comentário